SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL Voltar >

Secretária: Jussarita Tomazini

Expediente: Manhã: 7h30min às 11h30min / Tarde: 13h às 17h

Endereço: Rua Independência, 440

Fone: (54) 3339-1003; 96718907; 9949-7671

E-mail: jusatomazini@gmail.com

Sobre a Secretaria

 

A Política Nacional de Assistência Social do Município de Erebango/RS está baseada na Constituição Federal e na LOAS - Lei Orgânica da Assistência Social - focalizada em um novo modelo de gestão: o SUAS - Sistema Único de Assistência Social, uma unificação do sistema para todo território nacional. Tal política assegura que as ações no âmbito da Assistência Social tenham centralidade na família para concepção e implementação dos benefícios, serviços, programas e projetos que garantam a convivência familiar e comunitária.
A unidade do CRAS foi implantada no ano de 2006 no Município e está localizada na Avenida Independência. O CRAS é responsável pelo atendimento de até 500 famílias/ano, prestando atendimento socioassistencial, articulando serviços disponíveis no Município, além de potencializar, coordenar e organizar a rede de serviços. O CRAS trabalha com as famílias, fazendo primeiramente o acolhimento e em seguida o atendimento e acompanhamento através de visitas domiciliares.
O Centro de Referência de Assistência Social – CRAS é um espaço de atendimento às famílias que, em decorrência de baixas condições financeiras, estão vulneráveis, privadas de renda e do acesso a serviços públicos, com vínculos afetivos frágeis, discriminados por questões de gênero, etnia, portadores de deficiência, idade, dependência química e outras vulnerabilidades que fragilizam os vínculos familiares.

 

Programas Sociais
As atividades do CRAS são desenvolvidas através do Programa de Atenção Integral - PAIF. Oferecem-se também benefícios eventuais como: Encaminhamentos para 2ª via de Certidões de Nascimento (com isenção da taxa), auxílio funeral e fotos para documentos.
A comunidade tem acesso a diversos programas sociais, principalmente em meio a política de transferência de renda, as quais beneficiam essas famílias, como: Bolsa Família (Governo Federal) e BPC – Benefício de Prestação Continuada (Governo Federal). 
Para complementar esses benefícios, o CRAS conta com projetos que trabalham com os beneficiados pelo Programa Bolsa Família. Crianças e adolescentes realizam prática de pintura em tecido, flor de EVA e materiais recicláveis, enquanto adultos e idosos desenvolvem flores de EVA, Patchwork, confecções de edredons e pintura em tecido.

 

Outros grupos e projetos:
* Pessoas Portadoras de Deficiência. Grupo de Convivência Amizade, 16 participantes (recreação, alfabetização e lanche).
* Gestantes: 10 pessoas (confecção de enxovais).
* Criança e Adolescente: 40 participantes (trabalhos manuais, artesanato, reciclagem e encontros sócios educativos).
* Projeto PROJOVEM: 40 participantes (esportes (futebol de salão, masculino e feminino), Karatê, recreação, viagens e lanche).
* Programa de entrega de cesta básica: idosos a partir de 60 anos com renda per capita de até 01 salário mínimo familiar, beneficiando 90 idosos.
* Programa de entrega de leite em pó: crianças de 0 a 05 anos cujas famílias possuem renda per capita de até 01 salário mínimo, beneficiando 80 crianças.

 

O Município de Erebango conta com dois grupos de idosos: “Despertar é Viver” e “De Bem com a Vida”, abrangendo cerca de 170 idosos através de atividades de ginástica, palestras, verificação da pressão arterial, recreação - jogos de bingo, viagens, dinâmicas de grupo e distribuição de brindes - confecção de edredom e lanches.
          

 

 

 

Atribuições

 

Objetivos específicos:
* Promover o acompanhamento sócio assistencial das famílias localizadas no território do CRAS;
* Potencializar a família como unidade de referência, fortalecendo vínculos internos e externos de solidariedade.
* Contribuir para o processo de autonomia e emancipação social das famílias, fomentando o protagonismo.
* Desenvolver ações que envolvam diversos setores com o intuito de romper o ciclo de reprodução da pobreza entre as gerações.
* Atuar de forma preventiva, evitando que essas famílias tenham seus direitos violados, incidindo deste modo à situação de risco.
* Atender às pessoas da família, independente de idade, com o propósito de fortalecer os vínculos.

A família tem apresentado diversas configurações no decorrer da história, não existindo um único modelo familiar. Além da família nuclear que compõem mãe, pai e filho, coexistindo por meio de laços de aliança e de consangüinidade, surgem novos arranjos familiares decorrente de diversas situações, sejam elas divórcio, separação e/ou abandono do componente masculino, mães adolescentes solteiras que assumem seus filhos, mulheres com produção independente, famílias formadas por casais homossexuais. Os que moram junto assumem cuidados e/ou a guarda de um filho de relacionamento anterior, seja sobrinho, neto ou uma criança em estado de abandono. As famílias estão convivendo no mesmo espaço, sem vínculos de aliança ou consangüinidade, mas com ligações afetivas mútuas.
 
 
Estratégias de enfrentamento a essas demandas
* Acolhimento às pessoas que se encontram em vulnerabilidade social, escuta, encaminhamentos a outras políticas públicas e/ou busca de seus direitos enquanto cidadãos.
* Visitas domiciliares, estudos sociais e entrevistas para o conhecimento da realidade do grupo familiar.
* Organização de ações no grupo, enfocando a família através de trabalhos que possibilitam a materialização e fortalecimento de vínculos familiares.
* Realização de reuniões, criando espaços de discussões abordando as prioridades e necessidades dos grupos sociais.
* Encontros através de cursos e oficinas a partir do interesse e necessidades dos grupos, priorizando a autonomia, a complementação e geração de renda.
* Organização de trabalhos junto aos grupos, objetivando a prevenção à violência doméstica, drogadição, DSTs e/ou informações referentes à cidadania.
* Criação de espaços junto às famílias com o objetivo de uma interlocução entre mulheres grávidas, nutrizes, crianças, adolescentes, adultos, idosos e técnicos.