SÍMBOLOS Voltar >

Através de um concurso realizado pela Secretaria de Administração, foi escolhida a Bandeira

e o Brasão do Município, conforme a Lei n° 26 de 1989.

A Bandeira e o Brasão são símbolos municipais que representam, refletem e reforçam

o sentimento de união dos erebanguenses. Cabe a todos os munícipes conhecerem a sua

origem e seu  significado.

Brasão do Município

O Brasão que representava Erebango como distrito teve como autor o Professor Joarez João Dariva,

e foi consenso da Comisão que permanecesse o mesmo Brasão com modificação somente na faixa

inferior.

Diz a Lei no seu Art. 1°: "... O Brasão levará as seguintes cores e símbolos:

Escudo - Escudo português dividido em três campos, sendo o campo superior esquerdo dourado

o campo superior direito prateado e o campo inferior vermelho.

Campo Dourado - Representa a riqueza principal do Município, tendo sobre si uma engrenagem circundando uma cuia com bomba para chimarrão e a seu pé um ramo de erva-mate. O símbolo representa a matéria prima, a industrialização e o produto pronto para consumo.

Campo Prateado - Sobre o campo prateado encontra-se um pé de soja também representando a riqueza econômica do Município.

Campo Vermelho -  O campo vermelho representa o passado histórico do Município e sobre este campo ao centro, encontra-se uma cruz que tem em seu pé dois fuzis cruzados representando os campos de combate.

Faixa - Ao pé do escudo há uma faixa prateada com escrição em azul-marinho, da data da criação

do Município de Erebango (11 de abril de 1988). Acima do escudo a inscrição também em letras azuis, do nome do Município em sentido curvilíneo.

Ramos - Contornado o lado esquerdo do escudo encontra-se um ramo de erva-mate, no mesmo sentido pelo lado direito encontra-se um ramo de soja, ambos de cor verde.

O Art. 2° diz: A Bandeira Municipal será obrigatoriamente hasteada nas repartições públicas, escolas, autarquias e próprios municipais e manterá a tradição das cores municipais, verde e branco do seguinte modo:

Um retângulo branco medindo 130cm x 90cm contendo ao centro o Brasão do Município e nos cantos superior direito e inferior esquerdo triângulos isósceles de cor verde, medindo 55cm de lado e 80cm de base. A cor branca representa a paz e a união do povo erebanguense na busca do bem comum. A cor verde dos triângulos representa a origem do nome de Erebango (Campo Grande) na língua tupi-guarani, relembrando os primeiros habitantes desta terra e também a esperança do povo erebanguense na prosperidade de novos tempos.