Aumento de casos ativos: Secretaria de Saúde destaca alerta de prevenção à covid-19

O município de Erebango contabiliza um número expressivo de casos ativos para o Coronavírus, considerando a população residente, que segundo o IBGE é de 2.970 pessoas.

Até a mais recente atualização na noite de ontem 15 30 munícipes estão com o vírus em período de transmissão e dois estão hospitalizados. Desse modo, 41 erebanguenses estão no chamado ‘isolamento preventivo’, e todos apresentam sintomas.

O cenário é preocupante e a prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, reitera o pedido de colaboração a todos, na luta contra a pandemia. “É imprescindível que a população mantenha os cuidados e protocolos já anunciados e, assim que possível, faça a vacina. Caso percebam algum sintoma suspeito, procure a Unidade Básica de Saúde onde será feita a avaliação médica e, conforme orientação, o encaminhamento para a testagem”, destaca a secretária Claura Araldi, citando que foi recebido um novo quantitativo de testes rápidos para contribuir na agilidade no diagnóstico.

Nas escolas

Outro alerta, enfatiza a responsável pela pasta da Saúde em Erebango, diz respeito aos estudantes. “Pedimos aos pais e responsáveis para que, nas situações em que a criança ou adolescente apresenta tosse, febre, coriza, dor de cabeça ou outros sinais importantes, que ela não seja encaminhada à escola e procure o atendimento na UBS. São medidas que podem evitar a exposição e a possível contaminação de um número maior de pessoas”, relata.

Vacina à disposição!

Claura salienta, ainda, a importância da adesão à vacina. Segundo a secretária, muitos são os reflexos positivos a partir da imunização, inclusive das crianças. “As famílias podem ficar tranquilas e seguras, pois não foram registradas reações a partir da aplicação da dose pediátrica no município. Um exemplo é a população indígena, onde 67 crianças de cinco a 11 anos foram vacinadas e tudo ocorreu de maneira tranquila”, menciona.

Vale lembrar que a Sala de Vacinas do município está exclusivamente dedicada às crianças nas sextas-feiras.

A equipe de imunização observa, também, que há doses de reforço à disposição da comunidade. “A terceira dose se torna ainda mais necessária em razão da variante Ômicron. Por isso, solicitamos a todos que estão em atraso, que contatem com os profissionais e realizem o agendamento para fazer a aplicação”, acrescenta a secretária.

Terceira Idade

Devido ao aumento no número de casos positivos para a covid-19, a Secretaria de Assistência Social informa que o retorno das atividades dos grupos da Terceira Idade foi adiado. “Assim que houver uma melhora no quadro da pandemia em âmbito local e regional, faremos contato. Agradecemos a compreensão dos participantes, tendo em vista a precaução e o foco da saúde e bem-estar”, esclarece Claura.

Saiba mais

Ao todo, desde o início da pandemia, 537 pessoas testaram positivo para a covid-19 e, até o momento, 501 são consideradas recuperadas. O município também registrou seis vítimas em razão de complicações causadas pela doença.

Em relação ao suporte nos diagnósticos, já foram aplicados 1.910 testes.