Acessibilidade:

Equipe de saúde destaca: comece o ano com a mente em equilíbrio

Que tal começar o ano com um olhar amplo para o autocuidado, saúde e bem-estar? Saiba que nesse primeiro mês, por meio da campanha ‘Janeiro Branco’, costuma ser incentivada a reflexão e o planejamento.
“Esse movimento nos convida a iniciar um novo ciclo com o pensamento em algumas questões essenciais voltadas à qualidade de vida, especialmente ao que refere-se à saúde mental. É uma espécie de página em branco que nos instiga a começarmos um período melhor”, relata a psicóloga que atua no serviço público de Erebango, Aline Marcon da Silva Braciak.
Segundo ela, a proposta é que as pessoas possam reorganizar seus objetivos, melhorar atitudes do ano interior e analisar o que estão depositando de atenção em cada área da própria vida. “Mas é essencial que isso aconteça de modo tranquilo, com menos cobranças e com atenção às pausas, que são necessárias. Vale lembrar que, nesse período, nem todos conseguem aproveitar e curtir férias e por isso, podem buscar métodos no sentido de se autoconhecer. A principal dica é: entenda suas fraquezas, fortalezas, limites”, destaca Aline.
Rotina em equilíbrio
Para contribuir no equilíbrio da saúde, é fundamental aderir a bons hábitos como atividades físicas, manter a qualidade do sono, optar por uma alimentação equilibrada, cultivar amigos saudáveis e boas influências.
Prevenção e cuidado
As ações desenvolvidas no município em relação à saúde mental, estão vinculadas a todas as secretarias, de modo ainda mais direto à Saúde e Assistência Social, e envolvem o foco na prevenção de doenças e promoção da qualidade de vida. Isso acontece por meio de grupos, oficinas e outras atividades.
Nesse acompanhamento, é essencial ficar atento aos sinais. Quando a equipe multiprofissional verifica situações que já passaram para quadros mais graves, é feito encaminhamento para tratamentos individualizados.
“Fortaleça quem está ao seu lado e, caso necessário, busque ajuda e siga um tratamento adequado para viver melhor”.

Imagem destacada:

Fique por dentro das notícias! Cadastre-se no nosso NewsLetter: