Acessibilidade:

Futuras mamães e o alerta para a gengivite gestacional

Ter uma gestação saudável e tranquila é o sonho de toda mulher que almeja a maternidade. Porém, para que isso se torne realidade, é necessário observar alguns cuidados especiais que podem contribuir para a qualidade de vida da mãe e do bebê. 

Com o objetivo de auxiliar as erebanguenses que estão nesse período tão especial, a prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, promove o Grupo de Gestantes, um projeto que possibilita uma roda de conversa com profissionais que atuam na Unidade Básica de Saúde. 

Nesta semana, mais um encontro foi realizado na Sala de Reuniões da secretaria e o tema em debate, saúde bucal, fez um alerta para a gengivite gestacional. As atividades foram conduzidas pela dentista, Karine Pasterszak, juntamente a equipe de Enfermagem.

Conforme Karine, a gengivite gestacional é mais comum do que se imagina, sendo que o sangramento durante a escovação e a gengiva inchada são os principais sintomas do início da doença. “Normalmente a gestante não faz acompanhamento com o dentista durante o pré-natal, muitas vezes até por falta de informação sobre a importância deste cuidado, e acaba com diversos problemas que durante a gestação são mais difíceis de resolver, sendo necessário procedimentos mais invasivos, como extração ou tratamento de canal”, explica. 

A dentista reforça que o melhor tratamento, sem dúvidas, é a prevenção, por meio do acompanhamento com o dentista: o chamado pré-natal odontológico. “Se não houver problemas mais significativos, serão três consultas durante toda a gestação. Vale salientar que, mantendo um acompanhamento profissional e cuidando a higiene oral, com certeza a gestante não terá problemas odontológicos mais severos”, enaltece Karine.

Durante o bate-papo com as mamães ainda foram concedidas outras dicas sobre a importância de manter uma boa higiene bucal, como a escovação correta, no mínimo três vezes ao dia, além do uso do fio dental e até mesmo um enxaguante bucal com orientação do dentista.

Imagem destacada:

Fique por dentro das notícias! Cadastre-se no nosso NewsLetter: