Acessibilidade:

Investimentos e compromisso com a comunidade

Prefeito Valmor Tomelero avalia 2023 e destaca que o ano encerra de forma positiva e com expectativas de novos projetos
“Nosso papel é servir a todos os munícipes e deixar nosso legado, com prioridade à valorização das pessoas, respeito, incentivo à união das famílias e desenvolvimento das entidades”. É com esse estímulo que o prefeito de Erebango, Valmor José Tomelero, ressalta a importância do esforço coletivo de sua equipe de governo juntamente à parceria de toda população, na busca constante pelos melhores resultados e o desenvolvimento local.
Ao fazer uma breve avaliação do ano que encerra neste domingo, o chefe do poder Executivo relata que, no que se refere à administração, um dos pontos de destaque é a melhora do equilíbrio fiscal e o que fato de o município fechar 2023 não mais negativado. “Passamos alguns anos para que isso fosse solucionado. São questões relacionadas a períodos anteriores à atual gestão e que é preciso resolver, inclusive para que novos investimentos sejam promovidos”, pontua.
Valmor também cita a realização do recente Concurso Público e que algumas áreas não foram preenchidas. A expectativa é que durante 2024 sejam feitos processos seletivos para auxiliar na busca por profissionais.
A questão do Refis – benefício para o pagamento à vista ou parcelado de dívidas e multas municipais, inscritas em dívida ativa, ajuizadas ou não do município -, registrou avanços, porém, é um trabalho que prossegue e durante o ano devem ser tomadas medidas para execução dessas dívidas, em cumprimento a obrigatoriedades legais.
Em 2023 também foi realizada a doação de alguns valores para pequenas empresas locais, com o intuito de estimular o desenvolvimento e a geração de renda.
Aplicativo
Uma das novidades que marca o fechamento de 2023, é a implementação de um sistema informatizado que visa mais agilidade e um melhor acompanhamento, tanto de demandas internas na prefeitura, como as solicitações feitas pelos munícipes. “O sistema permite que todos os serviços entre secretarias estejam organizados de modo mais direto e, do mesmo modo, que a comunidade possa realizar suas solicitações por meio de um aplicativo. A modalidade está em fase de teste mas já é possível buscar nas lojas de aplicativo pelo nome de 1 doc Erebango. A ideia é que possamos diminuir a quantidade de papéis, tornar o processo mais digital e, ao mesmo tempo, nós enquanto gestores, podemos acompanhar de forma instantânea o andamento das ações e o prazo de retorno”, salienta Tomelero.
Obras
Em 2023, uma das áreas que recebeu mais atenção foi a limpeza urbana. Do mesmo modo, o objetivo é intensificar alguns trabalhos, assim como a definição de períodos para a coleta de resíduos e inserção de mais lixeiras e cuidado dos passeios – Pedimos a colaboração de todos os moradores, pois a cidade é nossa e temos essa missão compartilhada de cuidar, deixa-la limpa, bela e organizada.
Ainda sobre a área urbana, foi realizada a pintura de cordões em praticamente todo o município e está sendo projetado um novo investimento em calçamentos e asfaltos. “Iremos conversar com os moradores já nesse início de 2024 para identificarmos se há interesse para seguirmos o planejamento”, afirma o prefeito ao acrescentar que está praticamente concluída a troca de lâmpadas pelo sistema de led.
O município também efetuou um investimento um pouco mais expressivo em habitação, principalmente em recuperações, sendo que ainda não foi possível adquirir um terreno específico, o que pode ocorrer no início deste novo ano.
Outra ideia, reforça o prefeito, é estabelecer um programa de regularização fundiária para que sejam fornecidas as escrituras aos moradores de algumas áreas do município.
No interior, a Secretaria de Obras precisou redobrar os esforços diante de problemas nas estradas, em razão do excesso de chuvas. “Iniciou-se o processo de recuperação e a ideia é adequar todos os acessos. Para tanto, o britador é algo muito importante e que foi restaurado neste ano. É um suporte que nos auxilia a trabalhar firme na conservação das vias”, enfatiza o chefe do Executivo Municipal.
No que se refere à equipamentos, estão sendo adquiridos dois caminhões e uma escavadeira hidráulica, além da troca de um retroescavadeira e uma nova prancha para o transporte dos equipamentos. São itens que, além de melhorar a prestação de serviços, possibilitam economia e segurança.
Na Agricultura também foram adquiridas novas máquinas e a ideia é seguir os investimentos.
Educação
A Secretaria de Educação, Cultura, Desporto e Turismo dispõe de um novo veículo, uma Spin, para auxiliar no transporte. Já na área de infraestrutura das escolas, o início de janeiro deve ser marcado por três novas salas de aula na creche Vó Alma, o qual atende a um projeto de ampliação futura, tendo em vista a orientação do Ministério da Educação e a tendência de um ensino integral. “No momento em que foi construída, a capacidade da instituição era para 100 alunos e hoje há cerca de 170 estudantes. O propósito é que possamos atender aproximadamente 100 crianças a mais nesses espaços. Também temos o anseio de organizar uma quadra coberta e solicitamos recursos em âmbito federal para que a Creche tenha uma estrutura completa”, relata.
Na Escola Onze de Abril será mantido o ensino integral, com algumas reformulações. “Acreditamos que a equipe irá organizar o projeto mais adequado nessa área e nós como gestores temos a preocupação de viabilizar a maior e melhor estrutura de trabalho”.
Outro ponto que vale ressaltar é o incentivo no campo de esportes, a exemplo do Campeonato de Futsal que é uma das maiores competições da região, envolvendo diferentes faixas etárias e a comunidade como um todo. “Essa é mais uma forma de proporcionar bem-estar e qualidade de vida à população”, afirma o prefeito.
Nesse sentido, a Praça Educacional de Esporte e Lazer é mais um investimento que coleciona elogios da comunidade erebanguense. Com uma ampla estrutura, é um ponto de integração das famílias.
Para estimular essa prática, uma área de lazer deve ser construída no Bairro Esperança.
Assistência Social
Na Assistência Social, atualmente, mais de 300 pessoas são atendidas em vários programas, desde crianças até idosos. “Isso é fundamental para melhorar a qualidade de vida. Muitas vezes faltam recursos para investir em grandes obras, porém, o básico, é garantir que a população viva bem e isso envolve o trabalho, a profissionalização e geração de renda, o cuidado da saúde, o incentivo à cultura e a inclusão de todos os grupos sociais. Erebango é um só. Que possamos dizer que temos orgulho da terra de onde viemos. Desse modo, as pessoas são o nosso compromisso e enquanto estivermos na gestão, precisamos fazer o máximo”, declara Tomelero.
Saúde
Um dos campos que também se destaca no município de Erebango é a saúde. O objetivo é orientar constantemente a comunidade em busca de medidas que incentivem o cuidado, os bons hábitos, a qualidade de vida e a prevenção de problemas. “Ao longo dos anos, fizemos a troca de veículos, reformas na estrutura, doação de medicamentos, encaminhamentos de consultas, exames especializados, internações e dispomos de programas de saúde. A ideia é continuar em 2024, com suporte de projetos estaduais e federais, mantendo o foco na melhoria do atendimento à população”, reitera o prefeito.
Ao desejar um Feliz e Abençoado Ano Novo a toda população, o prefeito Valmor e o vice-prefeito Flávio declaram que o anseio é prosseguir o trabalho com seriedade e respeito à população. “Que todos possamos colher os frutos do esforço coletivo”.
Pode ser uma imagem de 1 pessoa
Ver insights e anúncios
Curtir
Comentar
Compartilhar

Imagem destacada:

Fique por dentro das notícias! Cadastre-se no nosso NewsLetter: