Acessibilidade:

Município inaugura a Farmácia Solidária

Quem nunca se deparou com a sobra de algum medicamento em casa? Pois saiba que agora, isso que não está em uso, pode e merece ter um destino adequado, por meio de um estímulo que é a Farmácia Solidária. O projeto foi inaugurado em Erebango há poucos dias e tem como meta, receber doações da comunidade, de consultórios médicos e da indústria farmacêutica. Depois de passar por uma triagem técnica, eles ficam à disposição e podem ser doados a quem mais precisa, mediante orientação médica.

O ato que marcou oficialmente o início dos trabalhos da Farmácia Solidária no município, contou com a presença do prefeito, Valmor José Tomelero, da secretária de Saúde, Claura Araldi, da deputada estadual e idealizadora do projeto, Fran Somensi Republicanos e de outras lideranças locais e regionais.

Conforme a secretária de Saúde de Erebango, essa é mais uma importante ação direcionada à qualidade de vida dos munícipes. “Se por um lado é possível auxiliar, com um gesto simples, quem mais precisa de um medicamento, ao mesmo tempo, quem colaborar com o projeto, fará a sua parte no cuidado do meio ambiente, sendo que os itens vencidos, por exemplo, precisam de um descarte adequado e não devem ser colocados no lixo comum ou na rede de esgoto, pois podem provocar contaminações”, ressaltou Claura, destacando que é essencial a união da comunidade em prol do bem comum.

Fran Somensi é farmacêutica de formação e destacou que reconhece a importância desse tema e de ampliar a oferta de remédios, especialmente a quem não tem condições de adquirir com recursos próprios. De acordo com a parlamentar, somente no Alto Uruguai, seis municípios contam com esse programa e poderão, inclusive, se ajudar e trocar alguns fármacos, caso necessário.

Como forma de estimular o gesto de doação, a deputada também disponibilizou um quantitativo de medicamentos à Farmácia Solidária do município, incluindo antibióticos, vitaminas, itens para o controle da pressão arterial, entre outros.

O ponto de doação no município está localizado na Secretaria de Saúde. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: 3339 1115.

Imagem destacada:

Fique por dentro das notícias! Cadastre-se no nosso NewsLetter: