Novos passos em direção ao asfalto até a ERS 135

O prefeito de Erebango, Valmor José Tomelero e o assessor de projetos da prefeitura, Marcelo Zancanaro estiveram em Porto Alegre nas duas últimas semanas. As agendas referem-se às demandas de infraestrutura, especialmente de acessos ao município.

A primeira delas tratou sobre o trecho de pouco mais de seis quilômetros, que liga Erebango à ERS 135. “Estávamos preocupados com relação ao retorno sobre os outros encaminhamentos já realizados, e, desse modo, participamos de uma audiência com o diretor do Daer, Luciano Faustino da Silva, com uma equipe técnica de engenharia. Agora, será atualizada a planilha de valores, a qual, desde o ano passado, já teve correções”, relatou o prefeito, ao acrescentar que o Daer e a prefeitura já se comprometeram em deixar toda a estrutura pronta e a partir de agora, prossegue a busca por recursos que possam viabilizar a obra da ERS 9070.

O deputado estadual, Gilberto Capoani, acompanhou a reunião. “Agora entra o papel político dessa etapa, que envolve diretamente o governador. Se não houver a possibilidade de execução integral por parte do Estado, somos parceiros para firmar um convênio, o que pode agilizar os trabalhos. Solicitamos 70% de suporte estadual e o município entra com 30% para que esse sonho torne-se realidade. Iremos disponibilizar máquinas, unidade de britagem e recursos humanos”, ressaltou Tomelero.

A previsão de um posicionamento sobre o sucesso dessa obra, é o mês de maio. Vale ressaltar que o município irá esgotar todas as possibilidades de acesso a parcerias de recursos do Estado. “Caso contrário, buscaremos outras alternativas”, afirmou o chefe do Executivo municipal.

Reunião no DNIT

Nesta semana, Tomelero também esteve na sede do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes – DNIT, na capital gaúcha.

Ao ter acesso ao projeto final de pavimentação da ERS 9070, o órgão solicitou a possibilidade de o município colocar a estrutura da unidade de britagem à disposição, para que ela possa ser utilizada no momento da construção do asfalto.

O prefeito comenta que é trabalhada essa possibilidade, mediante algumas compensações que serão negociadas com a empresa construtora.

O Dnit irá conceder a autorização para que o projeto tenha continuidade, utilizando os licenciamentos.

Ofício para adequação de rodovia

Ao aproveitar a viagem de trabalho com foco nas rodovias, o prefeito de Erebango encaminhou um ofício à direção do Daer, em que solicita a construção de um trevo ou a adequação da ERS 135, no quilômetro 66, que dá acesso às comunidades São José – Palanque, Mato Preto, Rio Castilho e ainda possibilita a entrada no Balneário Cantinho do Lazer.

No documento, o município justifica que, devido a duplicação da rodovia, os acostamentos foram extintos, o que dificulta o acesso dos moradores. Inclusive, já foram registrados acidentes no local.

Junto ao ofício, foi entregue um abaixo-assinado feito pelas famílias que residem na localidade e estimam as melhorias, as quais podem garantir mais segurança a todos que por ali trafegam.