NOTÍCIAS Voltar >

Servidores recebem orientações para serem exemplos no combate à covid-19

Publicado em 19/01/2021, Por Assessoria de Comunicação

Uma manhã voltada à prevenção do contágio pelo novo coronavírus. Esse foi o objetivo principal da atividade promovida pela Secretaria Municipal de Saúde de Erebango, nesta terça-feira (19).

A médica reumatologista, Árien Oldoni e a técnica de enfermagem, Daiane Uebel, que atuam na Unidade Básica de Saúde (UBS), estiveram nos setores de Obras, Assistência Social, Educação e Administração para reforçar as orientações aos servidores públicos. A palestra já havia sido feita com a equipe de saúde na semana passada.

De acordo com as profissionais, por atuarem diretamente com a comunidade, os funcionários devem ser exemplos de iniciativa no combate à covid-19.  “Por se tratar de um vírus novo, precisamos intensificar as medidas que podem auxiliar na prevenção do contágio. É um compromisso de todos em prol da coletividade. Sabemos que algumas pessoas podem estar com o coronavírus e não apresentar sintomas; outras, podem ter poucos sinais relacionados à doença; contudo, há muitas outras, geralmente com comorbidades, com riscos de muitas complicações. Diante disso, é essencial cada um fazer a sua parte”, enalteceu Dra. Árien.

Sintomas e a busca por atendimento

Conforme a médica, ao apresentar coriza, febre, tosse, dor de garganta intensa, dificuldade para respirar, perda de olfato, alteração do paladar e cansaço, o indicado é contatar com o posto para esclarecer as dúvidas, agendar uma consulta e, se necessário, seguir todos os protocolos de isolamento domiciliar. "A medida é para evitar aglomerações. Se for uma emergência, será atendido no momento", destacou.

Práticas que protegem!

Árien e Daiane ressaltaram que é essencial levar a sério e manter algumas práticas que se tornaram suporte da sociedade no dia a dia:

  • Lavar bem as mãos até a altura dos punhos, com água e sabão ou higiene com álcool em gel 70%;
  • Use máscara em todos os ambientes;
  • Mantenha distância mínima de 1 metro entre pessoas em locais públicos;
  • Adote um comportamento amigável, porém, sem contato físico;
  • Higienize com frequência o celular, brinquedos e outros objetos utilizados com frequência;
  • Não compartilhe itens de uso pessoal como talheres, toalhas, pratos, copos e chimarrão;
  • Mantenha os ambientes limpos e ventilados;
  • Se estiver doente, evite o contato próximo com outras pessoas, principalmente idosos e pacientes crônicos.

Contato

Em caso de dúvidas ou mais informações, a comunidade pode contatar diretamente com a Central de Informações pelo número: 3339 1004.

Atualização covid-19 em Erebango

Segundo a última atualização do cenário da pandemia em Erebango, na tarde de ontem (18), o município contabiliza 126 casos positivos, sendo que, destes, 122 são considerados pacientes recuperados.

Ao todo, já foram realizados 582 testes e três aguardam resultado.

No que se refere às internações, neste momento há uma pessoa hospitalizada em Erechim.

Já no isolamento preventivo, há 22 pessoas, sendo que sete apresentam sintomas e 15 são assintomáticos.

O município também já registrou um óbito por complicações causadas pelo novo coronavírus.

 





Imprimir Notícia - Compartilhar no Facebook