NOTÍCIAS Voltar >

Da teoria à prática: equipe técnica de Saúde amplia conhecimentos no serviço à população

Publicado em 26/09/2021, Por Assessoria de Comunicação - Izabel Seehaber

Profissionais de saúde que atuam no município de Erebango dedicaram o fim de semana para atualizar os conhecimentos e buscar mais informações relacionadas aos diferentes campos de atuação.

O Curso de Atendimento Pré-Hospitalar e Suporte Básico à Vida foi oferecido pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e ministrado por integrantes da Removo Remoções Profissionais de Passo Fundo, que teve o patrocínio da empresa Medfortes produtos hospitalares.

Durante o sábado e o domingo, a equipe técnica da Unidade Básica de Saúde – técnicos em Enfermagem, enfermeiros, médicos, condutores de ambulância e dois servidores do Samu de Getúlio Vargas, estiveram mobilizados em atividades teóricas e práticas.

De acordo com a coordenadora da UBS, Cristiane Dallanora de Vargas, foi uma oportunidade essencial, considerando todas as práticas que envolvem o socorro dos pacientes. A técnica em Enfermagem salientou que o curso é válido por dois anos, levando em conta que nesse tempo, ocorrem mudanças nos protocolos e é necessário se manter em constante atualização. “Como em Erebango não há hospital, a emergência mais próxima é a Samu de Getúlio Vargas. Desse modo, os munícipes acabam acionando o plantão local e é preciso ter conhecimento para que tudo seja feito da forma correta e eficiente. Quanto melhor for esse atendimento, melhor será a sobrevida. Faz toda a diferença”, destacou.

Equipe bem preparada

Conforme o técnico em Enfermagem e condutor do Samu, em Passo Fundo, Marcelo Fabra e a enfermeira, Claudia Pastorello, responsáveis pela capacitação, pontuaram que a ideia foi orientar sobre paradas cardíacas, manobras de desengasgo e também toda a parte pré-hospitalar. “Temos que fazer o básico até o encaminhamento ao hospital, para que o avançado possa utilizar de todos os recursos e ter êxito. Foram dias de conversa e muita troca de informações para que os profissionais saibam atender tudo que estiver fora do hospital. Aqui no município eles estão bem preparados”, enalteceram.

‘O primeiro atendimento é fundamental’

O médico, Jorge Herrmann, que atua no serviço público em Erebango há mais de 30 anos e também na emergência hospitalar, reconhece, de modo especial, a importância do atendimento pré-hospitalar. “Pode-se dizer que mais de 50% do sucesso da nossa intervenção na casa de saúde, vem do primeiro atendimento, seja na casa do paciente ou no local onde ocorreu um acidente, por exemplo. É fundamental para o sucesso”, declarou, citando que o treinamento realizado é fundamental, considerando que o prognóstico em relação aos pacientes melhora muito com base no trabalho de profissionais experientes e capacitados. “Quero parabenizar a Secretaria de Saúde, por meio da secretária Claura Araldi, que teve a iniciativa de nos presentear com esse curso que irá beneficiar todas as pessoas que necessitam de um serviço de saúde”, acrescentou.

Avanços na saúde e foco na qualidade de vida dos munícipes

Dr. Jorge reiterou ainda, que, durante esses anos de atuação no município, acompanhou uma melhoria significativa e crescente. “Observamos que os munícipes, de uma maneira geral, apresentam condições de saúde bem melhores. Isso se deve ao fato de o munícipio se estruturar, cada vez mais, em ações relacionadas à saúde preventiva, o que é imprescindível, a prevenção de doenças e promoção da qualidade de vida”, enfatizou.

Para o médico, o horário ampliado de atendimento na UBS também colabora para o bem-estar da população.





Imprimir Notícia - Compartilhar no Facebook