NOTÍCIAS Voltar >

Estudantes reforçam o apreço pela cultura rio-grandense

Publicado em 22/09/2021, Por Assessoria de Comunicação - Izabel Seehaber

Alunos das escolas municipais de Erebango – Creche Vó Alma e Escola 11 de Abril - aproveitaram a Semana Farroupilha para aprimorar os conhecimentos sobre a história e reforçar o apreço pela cultura rio-grandense.

Em cada atividade, que seguiu todos os protocolos de prevenção à covid-19, foi possível observar o brilho no olhar das crianças e adolescentes, ao participarem, juntamente com seus professores, de uma programação que enalteceu o orgulho pela tradição gaúcha. As ações foram apoiadas pela Secretaria Municipal de Educação, representada pela secretária Milena Hoppen Zanata, que acompanhou as atividades e destacou o envolvimento de todos na organização.

Uma programação animada

No dia 14, os alunos recepcionaram a Chama Crioula, conduzida pelos cavaleiros do grupo Lenço Branco, até o CTG Campo Grande. No local foram promovidas oficinas culturais, apreciação de pratos típicos e momentos de fotografia em um cenário organizado especialmente para a ocasião. Ao mesmo tempo, itens que compõem a tradicional pilcha, foram emprestados para deixar o evento ainda mais contagiante.

Já no dia 15, o acendimento da chama foi realizado na Viação Férrea. Após, os grupos de estudantes da Escola 11 de Abril, visitaram o Cemitério do Combate, oportunidade em que a professora de história, Caroline Mattana Zorzo, relatou sobre a história do Cemitério do Combate e da Revolução de 23.

Ainda no mesmo dia, na Escola de Educação Infantil Vó Alma, teve roda de pipoca ao som de música gaúcha.

Na quinta-feira (16), alunos das turmas do Pré, manhã e tarde, visitaram o Rancho Chaleira Preta, na propriedade de Edson Mezzarroba, interior de Erebango. Lá puder ter contato com vários artigos que marcaram a trajetória de trabalho e os hábitos do povo.

O encerramento dos festejos farroupilhas na instituição aconteceu na sexta-feira (17), com um café de chaleira e muita música.

Já na Escola 11 de Abril, a tarde foi marcada pela mostra do Projeto Cultura Gaúcha (Programa União Faz a Vida) do Sicredi, desenvolvido pela professora Loreni De Borba Chiarello com seus alunos do 5º Ano.





Imprimir Notícia - Compartilhar no Facebook