NOTÍCIAS Voltar >

Saúde da mulher: terça-feira de cuidados e realização do preventivo

Publicado em 19/10/2021, Por Assessoria de Comunicação - Izabel Seehaber

Milhares de mulheres sofrem com as complicações causadas pelo câncer de mama. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), a doença é a mais incidente no público feminino em todo o mundo, com aproximadamente 2,3 milhões de casos novos estimados em 2020.

Para estimular as alternativas de prevenção, é promovida neste mês a campanha ‘Outubro Rosa’, especificamente voltada ao alerta em relação ao câncer de mama e, também, ao câncer de colo de útero.

A Secretaria de Saúde de Erebango apoia essa causa e os profissionais reforçam a importância de todas as mulheres manterem a atenção com a qualidade de vida e bem-estar. “Vale ressaltar que todos devemos ter essa preocupação constante, não somente nesse mês. Isso envolve desde a prática de exercícios físicos, uma alimentação equilibrada e uma boa qualidade de sono, pois tudo pode contribuir para que possamos evitar vários problemas de saúde”, destaca a responsável técnica da Unidade Básica de Saúde (UBS), a enfermeira Elisiane Bento Schmidt.

Segundo ela, outro ponto essencial que integra o autocuidado são os exames de rotina, os quais devem ser feitos anualmente. Entre eles está a mamografia, realizada por mulheres com menos de 49 anos que têm algum caso de câncer de mama na família ou alguma alteração; todas as mulheres de 50 a 69 anos; e as mulheres com 70 anos ou mais, que não tiverem alterações na mamografia, pode fazê-la a cada dois anos.

Exame preventivo do colo uterino

A enfermeira salienta que há também o exame citopatológico do colo uterino, o exame preventivo, que também deve ser feito anualmente. “Nesse caso, as mulheres podem ir até a UBS de Erebango todas as terças-feiras, das 7h30 às 19h30, sem fechar ao meio dia, para fazer a coleta. Estamos muito felizes, pois várias mulheres já fizeram o exame neste ano. Vale o alerta para quem ainda não nos procurou, que não perca tempo e priorize a saúde”, enaltece Elisiane, citando que toda mulher precisa criar uma “estratégia” para contribuir nesse cuidado, por exemplo, definir a data de aniversário para colocar os exames em dia. Isso facilita para haver a continuidade. “Nós mulheres precisamos se tocar e se conhecer para poder perceber quando há algo diferente e que pode ser uma alteração na mama. Prevenir é sempre a melhor forma de se cuidar”, reitera a enfermeira da UBS de Erebango.





Imprimir Notícia - Compartilhar no Facebook