NOTÍCIAS Voltar >

Novos materiais ampliam qualidade dos atendimentos de Fonoaudiologia

Publicado em 25/11/2021, Por Assessoria de Comunicação - Izabel Seehaber

Na última semana, a Prefeitura de Erebango, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou a aquisição de alguns materiais para o setor de Fonoaudiologia. O intuito é proporcionar mais qualidade aos serviços prestados, considerando que são atendidos desde recém-nascidos até crianças na fase escolar. “É sempre importante renovar o estoque de itens, entre os quais estão os chocalhos texturizados e coloridos, a fim de melhorar o trabalho de motricidade grossa e fina (ato de pegar os objetos, voltados aos bebês); pianos para estimular a memória auditiva e o reconhecimento dos sons, além de tinta guache, massinha de modelar, lápis de cor - para as outras faixas etárias”, destaca a fonoaudióloga, Eliane Scariot.

Ela explica que na Unidade Básica de Saúde (UBS) é oferecido atendimento de estimulação precoce, o qual envolve crianças de zero a dois anos de idade, sendo necessária a indicação médica. “Geralmente são aquelas que possuem algum atraso no desenvolvimento psicomotor ou que apresentam algumas alterações pós-parto ou de desenvolvimento infantil”, acrescenta.

Conforme Eliane, na Fonoaudiologia, esse atendimento é indicado para crianças que possuem dificuldades de sucção, deglutição e atrasos no desenvolvimento da linguagem. Vale salientar, ainda, as etapas de introdução alimentar do bebê. Sempre que a criança estiver apresentando dificuldades alimentares, recusa e seletividade alimentar, é importante consultar um profissional da área de Fonoaudiologia ou Nutrição.

Importância do ato de brincar

A fonoaudióloga que atua no serviço público em Erebango reforça que as crianças desenvolvem a expressividade da fala e da linguagem por meio do lúdico. “Por isso é tão importante o ato de brincar durante a infância, de forma correta, com sentido, por meio do ato de simbolismo e do próprio ‘faz de conta’. Assim, a criança desenvolve a fala de forma correta, conforme cada etapa do desenvolvimento.

Do mesmo modo, assinala Eliane, é muito importante selecionar os brinquedos, de acordo com cada faixa etária, respeitando as orientações que constam nas próprias caixas dos produtos.

Amplo atendimento

O trabalho de Fonoaudiologia em Erebango também contempla adolescentes, adultos, idosos, inclusive em visitas domiciliares às pessoas acamadas.





Imprimir Notícia - Compartilhar no Facebook