Reforma administrativa e mais serviços à população, entre as metas do novo governo

Publicado em 14/01/2021, Por Assessoria de Imprensa

No município de Erebango, os primeiros dias de administração do prefeito Valmor José Tomelero, do vice-prefeito, Flávio Evandro Kusz e toda equipe, estão focados na avaliação e reorganização dos setores.

O chefe do executivo comenta que houve dificuldades no processo de transição e esse momento está voltado à conhecer, analisar e definir as primeiras ações que irão nortear os trabalhos nas secretarias. “Recebemos o município com aproximadamente R$ 153 mil em caixa mas com pendências financeiras e de manutenção em praticamente toda a estrutura. Foram identificadas, inclusive, situações de cargos de confiança (CCs) e outros profissionais que atuavam junto ao ex-prefeito, que estavam exonerados e sem pagamento. Já efetuamos e estamos fazendo a organização”, afirma Tomelero.

Diante desse cenário, o prefeito e o vice, se comprometeram, especialmente nesse primeiro momento, em ter uma administração com equipe reduzida. “A tendência é seguirmos com essa medida, pelo menos nos primeiros meses, até que consigamos organizar a casa e recuperar a estrutura, inclusive de máquinas, colégios e posto de saúde (principalmente na reposição de medicamentos que estava praticamente zerado)”, destaca.

O prefeito responde, neste momento, pelas secretarias de Administração, Finanças e Educação e conta com o suporte de outros servidores. A primeira-dama, Claura Araldi, atua junto às secretarias de Assistência Social e Saúde.

Já o vice-prefeito Flávio assume, também, a responsabilidade diante das Secretarias de Obras e Agricultura. “A ideia é iniciarmos o processo para a reforma administrativa, unificando secretarias para que, com uma estrutura menor, possamos estimular a economicidade e aplicar os recursos em benefícios à população”, reitera o prefeito, citando que o propósito é aumentar os investimentos em todas as áreas, buscar mais parcerias e estimular as atividades que já são desenvolvidas e o empreendedorismo.

Equipes e os primeiros ajustes

Na Educação, a professora Gilvana Comarella, assumiu como chefe de Gabinete.

Para monitorar o funcionamento do transporte escolar, o coordenador será Armindo Fernandes Leite e já estão sendo tomadas as medidas antecipadas para organizar o setor, caso retome o ano letivo.

No campo do ensino também serão necessárias algumas manutenções, principalmente na Escola 11 de Abril, e recuperação da frota de veículos.

Em contato com a Secretaria de Obras, o prefeito assinala que as máquinas foram encontradas com muitos problemas, sendo que somente a patrola, as duas carregadeiras e um caminhão estão em boas condições de trabalho. Após o levantamento de patrimônio, todos os dados serão encaminhados ao Controle Interno do município para que as providências sejam tomadas. “Há serviços como conservação de estradas, terraplanagem e silagem, que precisam ser retomados. Do mesmo modo, nos próximos dias iniciaremos o trabalho de limpeza da cidade, com corte de grama, podas, entre outras ações”, pontua.

Em breve, também será realizada uma audiência pública com a empresa Pavermax para que seja explicado aos munícipes, em que estágio estão os trabalhos e realmente o que será desenvolvido no local, considerando que os responsáveis solicitaram um prazo maior para instalação. “Na sequência iremos analisar se o projeto continuará sendo apoiado ou não”, afirma Tomelero.

Compromisso com todos

O prefeito enaltece que a equipe de administração almeja que o recurso público chegue até a população e traga resultados à todos. “Nosso intuito e preocupação é investir em qualificação, melhorar o atendimento de saúde, fazer uma educação com mais qualidade e propiciar que os serviços de obras sejam colocados em prática com ainda mais efetividade, tais como as melhorias de acessos, beneficiando tanto a população do campo quanto da cidade”, reforça.