Na manhã de ontem (16), profissionais de Educação, Assistência Social e Saúde de Erebango estiveram reunidos com profissionais do Centro Regional de Referência em Transtorno do Espectro do Autismo (CRR TEA) de Nonoai. O grupo cumpre um roteiro de visitas técnicas intersetoriais desde o ano passado.
O propósito foi explicar sobre os serviços já desenvolvidos pelo Programa TEAcolhe, assim como a importância da Carteira de Identificação da Pessoa com TEA (CIPTEA) e de firmar uma parceria de apoio com a rede do município, fortalecendo o serviço de atendimento às pessoas com autismo e suas famílias.
Em Erebango, a equipe verificou sobre como é feita a triagem e a avaliação dos casos de autismo. A ideia é prosseguir com diversas ações nesse sentido, inclusive com encontros em âmbito de Estado.
Representando o município na reunião, esteve a secretária de Saúde e Assistência Social, Claura Araldi; a secretária de Educação, Cultura, Desporto e Turismo, Marinez Tomelero; a psicóloga, Aline Marcon da Silva Braciak; e a coordenadora do Centro de Referência da Assistência Social (Cras), Lerene Klaesener.
Mais sobre o TEAcolhe
O Programa TEAcolhe tem o objetivo de implementar a Lei Estadual n° 15.322/2019, que instituiu a Política de Atendimento Integrado à Pessoa com Transtorno do Espectro do Autismo no âmbito do Rio Grande do Sul destinada a garantir e a promover o atendimento às necessidades específicas das pessoas com autismo, visando o desenvolvimento pessoal, inclusão social, cidadania e apoio.