Acessibilidade:

Secretaria de Saúde

R. Gregório Kruker, 52 Erebango – RS 99920-000
Telefone: (54) 3339-1115

Sobre a Secretaria

A Secretaria Municipal de Saúde de Erebango é responsável pela formulação e implantação de políticas, programas e projetos que visem promover, proteger e recuperar a saúde da população, gerenciando a Unidade Básica de Saúde e a Estratégia da Saúde da Família.

A instituição realiza a dispensação de medicamentos para a população e também agendamento de consultas, viagens e exames especializados. Possui convênios com hospitais, clínicas e laboratórios da região para internações, cirurgias e exames.

A Secretaria Municipal de Saúde também disponibiliza o fornecimento de cadeira de rodas e muletas a todos os munícipes, assim como fitas e aparelhos para teste de glicose para a população carente.

No caso dos medicamentos de alto custo, o paciente deve comparecer na Farmácia da Unidade Básica de Saúde e conversar com a farmacêutica para obter mais informações de encaminhamento para o Estado. A Relação Municipal de Medicamentos – Remume – pode ser acessada clicando aqui: REMUME

 

 

>Confira o Plano Municipal de Saúde em: Plano 2022

>Confira o Plano Municipal de Saúde Mental em: SAÚDE MENTAL EREBANGO 2022

 

 

 

Estratégia da Saúde da Família – ESF

A Saúde da Família de Erebango é operacionalizada por meio de uma equipe multiprofissional composta por três médicos, dois dentistas, duas enfermeiras, uma psicóloga, uma assistente social, três técnicas de enfermagem, quatro agentes comunitárias de saúde, uma vigilante ambiental e uma vigilante sanitária.

Esta equipe é responsável pelo acompanhamento da população do município, atuando com ações de promoção da saúde, prevenção, recuperação, reabilitação de doenças e agravos mais frequentes e na manutenção da saúde da comunidade.

A equipe de atenção básica atua em todo o território local implantando atividades de atenção à saúde de acordo com as necessidades da população. Os profissionais também desenvolvem ações priorizando os grupos de risco com a finalidade de prevenir o aparecimento ou a persistência de doenças. Realizam o acolhimento com escuta qualificada, classificação de risco, avaliação de necessidade de saúde e o primeiro atendimento às urgências, além de atenção à saúde na Unidade Básica de Saúde, no domicílio, em locais do território (salões comunitários, escolas, creches, praças, entre outros).

A equipe também desenvolve ações educativas buscando interferir no processo de saúde-doença da população na busca por qualidade de vida dos usuários. Outra atividade é a atenção domiciliar destinada a usuários que possuem problemas de saúde e dificuldade ou impossibilidade física de locomoção até a Unidade de Saúde.

A Unidade Básica de Saúde juntamente com a Estratégia da Saúde da Família coordena os seguintes programas:

Pré Natal – Atendimento e aconselhamento às gestantes através de palestras e consultas com a equipe multiprofissional.

Hiperdia – Acompanhamento de diabéticos e hipertensos.

Saúde da Mulher – Atendimento à mulher buscando atender suas nescessidades, realizando exames como mamografias e citopatológico.

Saúde da Criança – Realiza assistência ao recém nascido, promove o aleitamento materno e disponibiliza todas as imunizações de rotina.

Saúde Bucal – Realiza procedimentos individuais agendados e escovação coletiva nas escolas.

Saúde Mental – Realiza procedimentos individuais e coletivos de prevenção e tratamento de saúde mental, garantindo encaminhamento para especialidades quando necessário.

Saúde do Idoso – Realiza o processo de acolhimento da pessoa idosa instituindo o programa de atenção domiciliar e implantando a caderneta do idoso.

Vigilância Ambiental – Captura os vetores e reservatórios realizando a identificação e levantamento do índice de infestação.

Vigilância Sanitária – Executa um conjunto de ações capaz de eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde e de intervir nos problemas sanitários decorrentes do meio ambiente, da produção e circulação de bens e da prestação de serviços de interesse da saúde.

Portaria

Atendimento ao público com informações, agendamento de exames, encaminhamentos, organização de consultas médicas, odontológicas e psicológicas.

Semanalmente são elaborados relatórios das atividades desenvolvidas pelos profissionais e enviados à 11ª CRS para estatística e também para divulgação pública.

Os exames laboratoriais são terceirizados atualmente para o Laboratório Pereira e Laboratório de Análises Clínicas Santa Rita de Cássia e os anátomos patológicos e citopatológicos para o Centro Clínico Pró Vida.

Enfermeiras

Atividades desenvolvidas: Promover e manter o inter relacionamento da enfermagem com os demais serviços hospitalares; manter o controle efetivo sobre o material e equipamento de todas as unidades subordinadas ao serviço; realizar atividades básicas e finalistas que compreendem o planejamento, a programação, supervisão, coordenação, execução e avaliação de ações técnico científicas de prevenção de doenças; supervisionando a área de sua responsabilidade; apresentar relatórios mensais e anuais das atividades desenvolvidas.

Técnicas em enfermagem

Atividades desenvolvidas: as profissionais desenvolvem, com supervisão, tarefas técnicas de enfermagem, atendendo às necessidades dos pacientes e doentes; realizam procedimentos de enfermagem nos diferentes ambientes, UBS e domicílios, dentro do planejamento e ações traçados; prepararam o usuário para consultas médicas e de enfermagem, exames e tratamentos na UBS; zelam pela limpeza e ordem do material, equipamento e das dependências da UBS, garantindo o controle de infecção; executam assistência básica e ações de vigilância epidemiológica e sanitária; realizam ações de educação em saúde aos grupos de patologias específicas e às famílias de risco, conforme planejamento da UBS. Fazem curativos diversos, desinfetando e aplicando os medicamentos apropriados; aplicam injeções musculares e intravenosas, bem como vacinas, segundo prescrição médica, administram medicamentos e tratamentos aos pacientes, observando horários e doses prescritas pelo médico responsável; verificam a temperatura, pressão arterial e pulsação dos pacientes, empregando técnicas e instrumentos apropriados; recebem, registram e encaminham pacientes para atendimento médico e odontológico; preparam pacientes para consultas e exames; coletam material para exame laboratório; lavam e esterilizam instrumentos e equipamentos médico-odontológicos; auxiliam o médico no preparo do material a ser utilizado, bem como no atendimento dos pacientes; auxiliam no controle de estoque de medicamentos, materiais e instrumentos médico-odontológicos; fazem visitas domiciliares e às escolas, segundo programação estabelecida, para atender pacientes e coletar dados de interesse médico.

Odontologia

Atividades relativas à prevenção da saúde bucal, bem como tratamento curativo, restaurador e pequenas cirurgias odontológicas em pacientes da infância, adolescência, adultos e idosos. Na parte da prevenção e promoção de saúde são realizados procedimentos relativos a profilaxias, aplicação tópica de flúor, aplicação de selante oclusal e instrução de higiene oral. No que diz respeito ao tratamento curativo restaurador são realizados procedimentos com uso de amálgama de prata e resinas compostas para reconstrução dos dentes.

Além disso, são realizados tratamentos de emergência tais como polpotomias e abordagens de dentes para drenagem de abcesso, acalmando assim a dor do paciente.

No que tange às pequenas cirurgias, são realizadas extrações de dentes destruídos pelo processo de cárie (restos radiculares) e/ou seriamente abalados pela doença periondotal, bem com pequenas cirurgias de remoção de mucocel, ulotomias, ulectomias e recontorno de rebordo alveolar em pacientes edentulos.

Agente Ambiental

Trabalho de prevenção e tratamento a vetores. Realiza visitas domiciliares para levantamento de índice, onde são vistoriados os terrenos a procura de possíveis focos do mosquito Aedes Aegypti (transmissor da dengue). São feitas semanalmente visitas aos oito pontos armadilha, e quinzenalmente aos oito pontos estratégicos. Ex: Cemitérios, depósitos de materiais de construção, borracharias, onde se encontram larvas, que em todos os casos são enviadas para pesquisa.

É feita, ainda, coleta de lagartas para pesquisa de taturana, atendimento ao PIT (Posto de Informação Triatomíneos) que é o posto responsável pelo encaminhamento de amostras do inseto chamado Barbeiro, transmissor da doença de chagas. Todas as amostras são enviadas à 11ª C.R.S. para pesquisas.

São realizadas palestras nas escolas e orientações a população como o objetivo de prevenção. Quando necessário, são feitos mutirões de limpeza. Também são enviados relatórios semanais dos trabalhos realizados.

Até o momento não temos larvas positivas do mosquito da dengue no município.

Psicologia

São realizados atendimentos individuais e em grupo; psicodiagnóstico; avaliação psicológica e psicopedagógica; avaliação e acompanhamento de casos juntamente com o Conselho Tutelar; encaminhamento e acompanhamento às internações psiquiátricas; acompanhamento e intervenções juntamente com a assistência social; apoio às crianças com dificuldades de aprendizagem; entre outras atividades. O campo de atuação da psicologia no Município é amplo e suas ações visam à atenção à saúde para os âmbitos de recuperação, prevenção e promoção da saúde mental.

Os cuidados com a saúde mental valorizam o atendimento do paciente dentro do seu contexto e de acordo com suas necessidades, visando à integralidade na assistência à saúde.

Os atendimentos acontecem tanto na Unidade Básica de Saúde quanto em visitas domiciliares.

Médicos

Atividades relativas à medicina: Atendimento primário à população em geral de forma global e igualitária. A atenção primária responde às necessidades de saúde da população, realizando serviços preventivos, curativos, reabilitadores e de promoção à saúde. Integra os cuidados quando há mais de um problema e influência as respostas das pessoas ao tratamento dos seus problemas de saúde.

Ainda que as atividades de saúde definam diferentemente a gama de serviços de que se dispõem, as responsabilidades na área da saúde são intersetoriais.

São utilizados recursos secundários no atendimento à população como atenção domiciliar, formação de grupos específicos (tabagismo, etilismo, pré-natal), além de palestras educativas na comunidade em geral.

Drº Jorge realiza procedimentos cirúrgicos de baixa complexidade na U. B. S..

Agentes Comunitárias de Saúde

Atividades desenvolvidas: Prevenção de doenças e promoção da saúde mediante ações domiciliares ou comunitárias, individuais ou coletivas; utilização de instrumentos para diagnóstico demográfico e sociocultural da comunidade, promovendo ações de educação para a saúde individual e coletiva, registrando, para fins exclusivos de controle e planejamento das ações de saúde, nascimentos, óbitos, doenças e outros agravos à saúde; estímulo à participação da comunidade nas políticas públicas voltadas a área da saúde; realização de visitas domiciliares periódicas para monitoramento de situações de risco à família; participação em ações que fortaleçam os elos entre o setor saúde e outras políticas que promovam a qualidade de vida; mapeamento de áreas; cadastro e atualização permanentemente das famílias; identificação de indivíduos e familiares expostos a situações de risco; orientação às famílias para utilização adequada dos serviços de saúde, encaminhando-as e agendando consultas, exames e atendimento odontológico, quando necessário; entre outras.

Informações gerais

Secretário(a):

Claura Araldi
Telefone da Secretaria: (54) 3339-1115
Endereço da Secretaria: R. Gregório Kruker, 52 Erebango – RS 99920-000

Horário de atendimento da Secretaria:

7h30 às 17h

Localização

Cartas de Serviços relacionadas

Publicações Legais relacionadas